sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lévy X Wolton

Pierre Lévy defende a interação virtual, é tecnólogo e otimista. Acredita que a principal atração do cyberespaço é a comunicação coletiva e a interativa. O surgimento do cyberespaço cria uma situação de desintermidiação. Quase todo munndo pode publicar um texto, o que implica na veracidade das informações, pois elas não precisam passar por uma redação de jornal, nem mesmo por uma editora. Porém permite com que vozes minoritárias também expressem suas versões.
Dominique Wolton define uma visão humanista colocando o indivíduo acima as técnologias. Faz tudo com restrição. Acredita que as novas técnologias não iram resolver todos os problemas da comunicação. Quanto mais rápido avançarem as técnologias, mais lento será nosso progresso na comunicação. Ele vê um risco dos usuários se isolarem, ou mesmo se limitarem a grupos de afinidade, dificultando ou mesmo impossibilitando o diálogo com valores diferentes dos seus.
Eu acredito que tanto Levy esta certo na interatividade do fato de qualquer pessoa expor o que pensa seja verídico para quem lê ou não, como Wolton também esta certo que quanto mais rápido avançam as técnologias, mais lento será nosso progresso na comunicação.
Fontes: A desconstrução das utopias digitais. Revolução contemporânea da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário