segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

História da Internet

A Internet que usamos hoje em dia foi desenvolvida durante a Guerra Fria, no início da década de 60, com o nome de ARPANET. Tinha como objetivo manter a comunicação com as bases militares e departamentos de pesquisas dos Estados Unidos em casos de ataques inimigos, já que, com a descentralização dos dados as informações não seriam perdidas.

Durante a década de 70 com a diminuição de risco dos ataques contra os EUA o Governo Americano permitiu o uso da rede para pesquisadores cientistas e para as universidades se tornando um importante meio acadêmico. Isso fez com que a rede se ampliasse ficando difícil de ser administrada.

O protocolo padrão da rede TCP/IP foi implantado em 80. A parte militar (MILNET) foi separada da ARPANET, e então passou a chamar de internet.

Foi oficialmente em 90 que a ARPANET se esvaziou e deixou de existir. Nessa década, a Internet ganhou a população em geral, quando Tim Berners-Lee criou a Word Wide Web que possibilitou a criação de sites visivelmente mais interessantes e mais dinâmicos, e não parou mais de crescer. Para facilitar o acesso foram criados os navegadores.

Com a facilidade de uso e expansão surgiram novos usuários, como empresas e pessoas físicas e foi assim que a Internet foi ganhando o mercado. Hoje em dia é possível fazer compras, ir a bancos sem sair de casa de maneira segura, porém, com o avanço da tecnologia, hackers começaram utiliza - lá para ganhar dinheiro de forma ilegal ludibriando as pessoas com falsos sites, vendendo produtos como se o site fosse legal e não entregando a mercadoria. Enfim a internet é muito cômoda, porém fique atento.